Cursos livres, extensão, graduação: entenda as modalidades de ensino

Modalidades de ensino: você sabe qual é a melhor para seus planos? Será que vale mais a pena fazer um curso presencial ou apostar no ensino a distância? Investir em uma pós ou em cursos online de aperfeiçoamento em sua área? Mais do que optar por uma boa proposta, é necessário entender os objetivos de cada tipo.

Existe muita confusão quando se trata desse tema, sobretudo quanto ao tempo de duração, reconhecimento do MEC e qualidade. Como pensar nos estudos é essencial, é preciso ser certeiro na escolha para não se arrepender e obter a formação que tanto almeja. Para ficar por dentro, acompanhe este artigo passo a passo. Entenda as modalidades de ensino, quais suas principais características e faça uma ótima escolha de acordo com suas metas.

Cursos livres: a tendência do momento

Chegamos a última modalidade que você deve conhecer para fazer seu planejamento e plano de estudos: os cursos livres. O próprio nome já revela que essa é uma alternativa independente e desprendida.

De fato, eles se encaixam em uma perspectiva mais versátil, flexível e democrática. Os cursos livres não precisam do reconhecimento do MEC para serem oferecidos pelas instituições educacionais. Sua proposta é incentivar a comunidade a buscar formas de se profissionalizar, estudando a respeito de diversas áreas que sejam de seu interesse. É importante entender que o MEC só legisla a respeito dos cursos de graduação e especialização, mas isso não tem nada a ver com qualidade. O que você precisa avaliar sempre é a reputação e credibilidade da instituição e o valor do conteúdo/curso ofertado, independente da modalidade escolhida.

A metodologia, o conteúdo e a carga horária dessa versão - tanto para presenciais ou cursos online – são variáveis. Não há um padrão comum para as escolas que ministram e isso vale para a certificação também, que fica a critério do aluno. Embora possam ser visto como elementares, esses cursos pedem total dedicação e empenho dos alunos de acordo com suas metas.

Entenda que toda modalidade é composta de vasto conteúdo e avaliações que devem ser assimilados e realizados até a etapa final. Muitos cursos livres possuem carga horária de até 360 horas, o que leva o usuário a realiza-lo por vários dias (até meses) para que aprenda bastante. Então, não existe essa história de que são mais fáceis ou rápidos. Até a falácia dos cursos online gratuitos é questionável. A ideia é priorizar sempre a qualidade da metodologia e da instituição, fazendo uma ótima pesquisa para um estudo otimizado e proveitoso.

A fama dos cursos livres é muito boa e crescente, tanto que, segundo dados da ABED, mais de 5 milhões de pessoas recorreram a essas opções em 2015, com perspectivas de que os números mantiveram a ascendência nos últimos anos. O poder dessa modalidade sempre inspira. Portais como o Enfoque Capacitação possuem centenas de cursos online com certificado livres que você pode estudar tranquilamente em carga horária à escolha. Quando se trata da versão online, as vantagens são melhores ainda (falaremos disso no final do artigo).

Com toda essa fama e sendo considerados ótimas tendências, os cursos livres são divididos em três classificações principais com metas diferentes, que revelam sua democratização tanto para estudantes quanto para profissionais com longa experiência em determinada área e todas as pessoas que desejam aprender uma nova função.

Atualização

Começamos com a atualização, uma proposta comum em diversas corporações. Hoje em dia, várias empresas incentivam e até patrocinam cursos de atualização para seus funcionários, para que fiquem por dentro de novidades e peculiaridades de uma nova tecnologia ou termos próprios e essenciais ao trabalho que foram inovados.

Buscar compreender aspectos modernos que farão toda a diferença no meio de atuação é de grande valia para muitos lugares. Imagine se você trabalha com marketing e a empresa deseja investir pesado na internet, com novas estratégias de divulgação. Para isso, você terá que conhecer e colocar em prática o marketing digital, sabendo qual são as melhores ideias e ferramentas para utilizar.

Nesse e em muitos casos semelhantes, um curso livre de atualização é perfeito para se engajar no tema e aprender bastante. E vale esclarecer que essa opção não serve apenas para quem já trabalha. Todos podem fazer para colocar no currículo e mostrar nas entrevistas de emprego que não ''parou no tempo''.

Cursos livres online: que tal?

Bom, já abordamos as principais modalidades de ensino e só resta a você fazer uma boa escolha. De qualquer forma, podemos afirmar que, na comparação das opções presenciais com a EAD, a segunda sempre será a melhor. São muitos os benefícios em estudar fazendo cursos a distância. Como já dissemos, é a tendência do momento e atrai milhões de pessoas, justamente por vantagens como conforto, flexibilidade, liberdade, segurança, economia, abordagem diferenciada, entre muitas outras.

Vivemos em um mundo em que é preciso valorizar o tempo e contar com o auxílio da tecnologia é perfeito para isso. O objetivo dos cursos online com certificado é tornar seus estudos mais dinâmicos, seja por meio do ensino híbrido (como acontece bastante em uma faculdade a distância) ou na metodologia de autoaprendizagem (comum nos cursos EAD). Somente o fato de ter autonomia para fazer as aulas quando quiser e não precisar frequentar uma sala em um horário marcado já encantam. Mais do que nunca, é necessário facilitar as coisas.

Fonte: 

Enfoque Capacitação

https://www.enfoquecapacitacao.com.br