Educação à Distancia

Conceito

O Ensino a Distância é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal, na sala de aula, de professor e aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria que propiciam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.

Garcia Aretio, L. (1994). educación a distancia hoy. Madrid: UNED

Ensino a Distância é um sistema de ensino em que o aluno realiza a maior parte de sua aprendizagem por meio de materiais didáticos previamente preparados, com um escasso contato direto com os professores. Ainda assim, pode ter ou não um contato ocasional com outros alunos.

Dereck Rowntree

Educação a Distancia é uma metodologia de ensino em que o aluno tem as seguintes vantagens

Flexibilidade de horário
Refere-se à possibilidade de o estudante dedicar-se às atividades do curso no momento em que lhe for mais apropriado, incluindo freqüência e duração das suas sessões de estudo. Por exemplo, alguns alunos estudarão todas as noites durante a semana, das 20:00 às 22:00 hs; outros poderão estudar o mesmo conteúdo num único sábado.

Flexibilidade de lugar
Refere-se à possibilidade de o estudante dedicar-se às atividades do curso em local que lhe seja conveniente, não necessariamente pré-determinado. Ex: alguns alunos estudarão em seu próprio consultório, residência ou na empresa em que trabalham.

Flexibilidade de ritmo
Refere-se à possibilidade do estudante evoluir no estudo do conteúdo didático de acordo com sua velocidade de aprendizado pessoal. Por exemplo, um aluno concluirá um curso em três meses, enquanto outros podem necessitar de apenas um mês para cobrir o mesmo conteúdo; outros ainda, talvez requeiram seis meses para atingir o mesmo nível de conhecimento

Acompanhamento individual
Diz respeito ao grau de monitoração das atividades de cada aluno por um professor, assistente ou tutor. O tutor acompanha individualmente a evolução do aprendizado de cada aluno, orientando-o passo a passo em todo o percuso.

Custo/benefício
O Ensino a Distância, quando conduzido de forma adequada, tende a ter maior custo de implantação que a modalidade presencial, embora, ao longo do processo, tal desvantagem seja compensada pela inexistência de custos com transporte, com parte do material didático utilizando no curso, sem falarmos da economia de escala, fenômeno de comum ocorrência em cursos bem planejados.

Abertura/equidade
Eliminação das barreiras de acesso ao aprendizado; Diversificação e ampliação da oferta de cursos.

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2007 (portaria que regulamenta a EaD)